top of page

O J2SE (Java 2 Standard Edition) ou Java SE é uma ferramenta de desenvolvimento para a plataforma Java. Ela contém todo o ambiente necessário para a criação e execução de aplicações Java, incluindo a máquina virtual Java (JVM), o compilador Java, as APIs do Java e outras ferramentas utilitárias para uma melhor funcionalidade. A plataforma Java EE (J2EE) inclui toda a funcionalidade existente na plataforma Java SE mais todas as funcionalidades necessárias para o desenvolvimento e execução de aplicações em um ambiente corporativo.

​

Linguagens de programação podem ser divididas em compiladas e interpretadas. Linguagens de programação compiladas (como C e VB) são aquelas em que, após o desenvolvedor escrever o código, este código deve ser processado por um software especial (chamado compilador) que traduz o código para a linguagem de máquina, permitindo que o programa possa ser criado e executado. Por estas características, os programas compilados possuem alta performance, porém deve haver compilação toda vez que o código for alterado e, como são traduzidos em linguagem de máquina, os compiladores de uma mesma linguagem são diferentes para cada tipo de equipamento e sistema operacional.

Nas linguagens interpretadas, o desenvolvedor escreve o código do seu programa, e posteriormente este código é processado por um software especial chamado interpretador que executa uma a uma cada instrução do código desenvolvido. Assim, não existe um "executável": o programa "real" é o interpretador, que lerá o código fonte todas as vezes que for necessário. Em geral, há interpretadores diferentes para cada tipo de equipamento e sistema operacional, mas a estrutura do funcionamento da interpretação permite que um mesmo código possa funcionar em qualquer tipo de equipamento que possua um interpretador da linguagem. Você pode compreender melhor sobre linguagens compiladas e interpretadas neste texto.

bottom of page